Rabie - O Coelhinho Mercante

Era uma vez um coelhinho muito bem sucedido chamado Rabie, ele tinha uma loja alimentícia no centro da cidade. Todos os dias vinha um sapinho comprar comida na loja do Rabie, mas sempre com a mesma desculpa: Amigo eu estou faminto e não tenho dinheiro, por caridade, me dê algo de comer, um dia ei de lhe pagar.
Rabie não negava alimento ao pobre sapinho mesmo suspeitanto que ele estava o engrupindo, sua consciência não o deixava dizer não. Todos os amigos mercadores de Rabie o estavam chamando de bobo, pois o sapinho não tinha onde cair morto, e eles alertavam o coelho para parar de vender "fiado" ao sapinho.
Rabie não os deu atenção e continuou dando comida ao sapinho, isso já estava ficando caro e o pobre coelho estava começando a ter prejuízos, e foi então que um belo dia o sapinho desapareceu, deixando sua dívida no mercado do coelhinho. Para não ficar no vermelho Rabie teve que vender uns objetos pessoais e foi bem na época em que a inflação estava para subir. Assim o nosso coelho começou a passar dificuldades e veio a perder a loja.
Rabie se tornou um mendingo e saía para pedir comida na praça para os seus antigos amigos, que com muito custo lhe davam algumas migalhas sempre resmungando "Eu te Avisei", "Você foi Bobo", "Se fosse comigo eu vendia a pele do sapo pra pagar a dívida", etc.
E então foi em um belo dia que Rabie viu uma carruagem passando pela praça, e animado foi pedir comida. Quando Rabie olhou para sua surpresa quem estava na carruagem era o sapinho.
Rabie não conseguiu acreditar, e também surpreso o Sapo explicou que estava a caminho da loja para pagar sua dívida e que na verdade ele era um príncipe que havia fugido de sua casa, por isso tinha de pedir comida e que no dia em que ele sumiu foi porque sua mãe tinha lhe encontrado.
O Príncipe Sapo então, pagou sua dívida e deu uma nova loja muito melhor que a antiga para Rabie, que nunca mais voltou a passar fome.

Moral da história: Nunca subestime as pessoas, elas podem vir a te surpreender.

Autor: Hollyguto

0 comentários: