Os Vírus

Os vírus são seres acelulares (não possuem células) e por isso muitos biólogos não os consideram como seres vivos. São formados pelo DNA ou RNA e um envoltório chamado capsídio, a cápsula proteica.
Os vírus são parasitas intracelulares obrigatórios e não possuem um metabolismo próprio, assim sendo, eles tem de "roubar" o metabolismo da célula hospedeira.

OBS: O citomegalovirus (cmv) é o único tipo de vírus que possui DNA e RNA.

Reprodução:

Os vírus possuem dois ciclos de reprodução: O lítico e o lisogênico

Ciclo Lítico: Os vírus aderem o seu material genético (DNA ou RNA) na célula e começam a manipulá-la. Aos ribossomos dão a ordem de fabricar mais capsidios ao mesmo tempo em que duplicam o seu material genético. Depois eles seguem o esquema de uma fábrica de montagem em série, juntando os pedaços produzidos pela célula. Após uma grande aglomeração desses vírus na célula esta sofre a lise (arrebenta) dando início a um novo ciclo.
Exemplo de vírus que fazem este ciclo: Bacteriófagos.

Ciclo Lisogênico: Neste ciclo o material genético do vírus é incorporado ao da célula hospedeira, porém, esta continua as suas atividades normalmente. Assim quando a célula for se duplicar atravéz da meiose o material genético do vírus também será duplicado juntamente com a célula.
Neste tipo de ciclo os sintomas podem demorar para aparecer, até o momento em que o vírus "desperte" para o ciclo lítico.
Exemplo de vírus que fazem este ciclo: AIDS

OBS: Muitas virus apresentam uma enzima chamada transcriptase reversa, que pode transcrever DNA em RNA ou vice versa.

0 comentários: